domingo, 30 de agosto de 2009

Se Beber, Não Case!

Quando saiu o primeiro trailer de Se Beber, Não Case!, eu já achei que o filme seria muito engraçado, mas não pensei que fosse uma das melhores comédias do ano. O filme já faz rir desde a primeira cena, quando Phil (Bradley Cooper) avisa à noiva de Doug (Justin Bartha) que não vai mais ter casamento porque eles simplesmente perderam o noivo.

Sempre que a cidade de Las Vegas aparece em algum filme ou sériado americano, são repetidas frases do tipo "o que acontece em Vegas fica em Vegas" ou "Las Vegas é a cidade do pecado". E os quatro protagonistas de Se Beber, Não Case! levam essas definições até as últimas consequências. Na história, Doug está prestes a se casar e seus melhores amigos - Phil, Stu (Ed Helmes) e Alan (Zach Galifianakis) - resolvem dar a ele uma das melhores despedidas de solteiro já vistas. O problema é que no dia seguinte os três acordam com uma baita ressaca e não se lembram de absolutamente nada da noite anterior. O quarto onde eles estão hospedados está totalmente arrasado e, pra piorar, eles não sabem onde está o noivo. Agora eles têm apenas um dia para encontrá-lo, seguindo algumas pistas: um tigre de bengala dentro do banheiro do quarto, um bebê dentro do armário, um dente quebrado e uma galinha.

O grande trunfo do filme é justamente usar a bebedeira como desculpa para todas as situações bizarras do filme, afinal, uma ressaca dessas pode acontecer na vida de qualquer um. Os atores também estão excelentes, nenhum deles têm atuação exagerada e caricata, fazendo com que a gente acredite que esses personagens realmente poderiam existir. E por falar em personagens, tem um coadjuvante que merece destaque: Mr. Chow (Ken Jeong). A primeira cena em que ele aparece, pulando e metendo a porrada nos três amigos, é de chorar de rir. O elenco conta ainda com a participação de Heather Graham, como uma simpática prostituta, e com Mike Tyson, que canta em uma das cenas.

Eu até gostaria de falar sobe algumas cenas, mas em um filme que se baseia em desvendar as pistas, isso poderia estragar certas surpresas. Mas pra quem gosta de uma boa comédia sobre amigos, vale muito a pena assistir Se Beber Não Case!. E não deixe de conferir, durante os créditos do filme, algumas fotos bizarras!

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Comandos em Ação. Ação com Stephen Sommers no comando

Quando foi anunciado o filme de G.I. Joe (Comandos em Ação aqui no Brasil), eu fiquei logo com um pé atrás. Essa desconfiança aumentou ainda mais quando saíram as primeiras imagens e os personagens não se pareciam em nada com os bonecos que eu possuía. Eu tinha expectativa mais alta com X-Men Origens: Wolverine e Transformers 2. E acabei errando feio: G.I. Joe - A Origem de Cobra é muito mais divertido do que os outros dois. Tudo bem, isso pode ser efeito da minha baixa expectativa pelo filme, mas o fato é que me diverti bastante assistindo essa adaptação.

O filme, dirigido por Stephen Sommers, mostra o início da organização terrorista Cobra e a origem de seus dois fundadores: Comandante Cobra e Destro. A história é aquela de sempre, um novo tipo de armamento é desenvolvido e é lógico que os terroristas querem colocar as mãos nela. Então, cabe aos Joes impedirem que essa arma caia em mãos erradas. Mas apesar desse clichê, o filme é bem divertido, tanto em matéria de ação quanto em comédia (cenas geralmente protagonizadas por Marlon Wayans, que interpreta Ripcord). Já as melhores cenas de luta ficam por conta dos ninjas Snake Eyes (Ray Park, o Darth Maul de Star Wars) e Storm Shadow (Lee Byung-hun), inclusive temos vários flashbacks mostrando o passado dos dois. E não posso deixar de citar Rachel Nichols (Scarlett) e Sienna Miller (Baronesa) vestidas com roupas de couro.

Não posso se dizer se o longa é fiel ao desenho animado porque, sinceramente, eu não lembro de quase nada da animação. Mas fui ao cinema esperando ver coisas explodindo e muitos veículos, afinal, quem foi criança nas décadas de 80 e 90 sabe que tinham muitos deles pra comprar. E saí bem satisfeito, principalmente por causa do final que traz uma revelação sobre os líderes Cobra e já deixa um gancho para um possível segundo filme.

G.I. Joe - A Origem de Cobra é aquele típico filme pipoca, ideal para aqueles dias que você quer apenas se divertir no cinema, sem precisar pensar muito. Se não for no cinema, pelo menos vale o prço do aluguel quando sair em DVD e Blu-Ray. Eu me diverti.


PS: Não aguento mais essa coisa globalizada de manter o nome original dos filmes. Eu queria poder chegar no cinema e pedir um ingresso pra assistir Comandos em Ação.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Rebobine, por favor

Essa semana, finalmente consegui assistir Rebobine, por favor, comédia que chegou ao Brasil no começo do ano sem fazer muito alarde. O problema do filme é que ele pede que os espectadores tenham um certo conhecimento sobre cinema, o que acaba fazendo com que nem todos se divirtam com ele. Além disso, o filme, dirigido por Michel Gondry (o mesmo de Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças), não é uma comédia de gargalhadas histéricas e constantes, é apenas divertido, principalmente pra quem viveu a época de filmes em VHS. Aqui no Brasil, onde a maior parte da população gosta de "comédias" como Liga da Injustiça (acho que é esse o nome), não é de se surpreender que Rebobine, por favor não tenha feito tanto sucesso.

Na história, Elroy Fletcher (Danny Glover) é o dono de uma pequena locadora que precisa desesperadamente de dinheiro para fazer reparos no prédio onde vive, ou será despejado. Para isso, ele sai em uma missão de espionar locadoras mais modernas, pra ver se consegue aum
entar sua freguesia. Assim, o único funcionário da locadora, Mike (Mos Def) fica encarregado de tomar conta dos negócios. Os problemas começam quando Jerry (Jack Black), amigo de Mike acaba desmagnetizando todas as fitas da locadora. Para não perder ainda mais clientes, os dois amigos resolvem então reencenar alguns filmes que as pessoas quisessem alugar, começando pelo clássico Caça-Fantasmas. Mas o que parecia uma solução maluca acaba dando certo. Toda a vizinhança fica sabendo dos filmes toscos e só querem saber de alugá-los. Jerry inventa até um termo para essas reivenções, "suecar", pois segundo ele esses filmes vinham da Suécia e por isso eram mais caros.

E é aí qu
e Rebobine, por favor fica realmente divertido. É muito engraçado ver os personagens criando soluções para certas situações que aparecem nos filmes reencenados. Na cena que o Geléia (como assim você não sabe quem é o Geléia?) atravessa uma parede, por exemplo, eles usam o velho truque de gravar a pessoa indo contra a parede, pausar e depois gravar a parede sem ninguém na frente. Em uma cena de Hora do Rush 2, em que os personagens ficam pendurados no alto do prédio, os dois amigos colocam o tabuleiro de um jogo embaixo deles, para parecer que estamos vendo uma cidade do alto. E não posso esquecer de falar do Robocop do Jack Black. Mas a cena que realmente chama a atenção é uma em que os personagens "suecam" vários filmes em sequência, tudo filmado pelo diretor em um único plano, sem cortes. O mais legal é que Michel Gondry proibiu que os atores assistissem aos filmes originais, eles tinham que reencenar tudo de acordo com suas próprias lembranças.

Outros filmes "suecados" em Rebobine, por favor são 2001: Uma Odisséia no Espaço, King Kong e Conduzindo Miss Daisy. Pena que ficaram de fora filmes como De Volta Para o Futuro e ET - O Extraterrestre. Seria hilário ver Mos Def e Jack Black fazendo a cena da bicicleta voadora.

Enfim, se você for como eu e cresceu assistindo a Sessão da Tarde, com as reprises dos filmes citados aqui, provavelmente vai se divertir com Rebobine, por favor.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Kick-Ass realmente chuta bundas

Depois das cenas fodásticas e do trailer alucinante de Kick-Ass que foram exibidos na Comic-Con, essa semana eu finalmente resolvi começar a ler a HQ. E o resultado é que eu simplesmente não consegui parar de ler. Parei na sexta edição porque até agora foi tudo que traduziram, senão teria lido mais ainda. Depois desse momento de empolgação, vamos voltar à programação normal.

Kick-Ass (Chuta-Bundas em português), é uma HQ escrita por Mark Millar e desenhada por John Romita Jr. Ela conta a h
istória de uma garoto normal, Dave Lizewski, que é fã de quadrinhos e que um belo dia resolve vestir um uniforme colorido e sair por aí combatendo o crime, armado com um bastão de beisebol. A premissa é muito interessante, pois como o protagonista da história diz "com tantos fãs de quadrinhos por aí, será que ninguém nunca pensou em se fantasiar e combater o crime?". Confesso que quando eu era mais novo eu já fiz essa mesma pergunta. E logo na primeira edição, Mark Millar nos mostra porque ninguém faz isso. Logo em sua primeira atitude heróica, Kick-Ass é brutalmente espancado, esfaqueado e quando está fugindo acaba atropelado. Sim, a HQ tem muita violência e palavrões.

Mas como todo bom super-h
erói, Kick-Ass passa por cima das dificuldades (6 meses se recuperando depois de quase morrer) e continua tentando combater o crime. E, ao salvar um jovem de ser linchado por uma gangue, acaba sendo gravado pela câmera de um celular e vira celebridade no youtube. E por falar em youtube, são essas citações a coisas do mundo real que deixam a história ainda mais perto do nosso dia-a-dia. Em uma das cenas, por exemplo, Dave comenta com seus amigos que os X-Men do Joss Whedon são sensacionais (e são mesmo), além disso, ele acaba criando um perfil no MySpace para o Kick-Ass. São pequenas coisas que dão um tom especial à história.

E não posso deixa
r de mencionar a fantástica arte de John Romita Jr., várias páginas da HQ não têm diálogo algum, contando apenas com a arte do desenhista para contar a história. As cenas de luta desenhadas por ele são sensacionais, com destaque para a surra que o Kick-Ass leva em sua estréia e para a cena em que Hit-Girl promove uma verdadeira carnificina.

Se antes eu já estava ansioso pelo lançamento do filme baseado na HQ, agora a ansiedade é também por n
ovas edições traduzidas.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Tirinhas Mutum

Geralmente quando estou lendo os comentário aqui do blog, gosto de passar a seta do mouse em cima dos nomes de quem comenta, pra ver se acho algum blog ou site interessante de ser acompanhado. E essa semana achei algo que deve ser inclusive compartilhado com mais pessoas.

Trata-se do blog Tirinhas MUTUM. Mutum é um personagem criado pelo blogueiro e cartunista Moisés Gonçalves, ou MoizaCARTUNS. As histórias são bem curtas, mas muito divertidas, geralmente com o personagem interagindo com os pais ou com algum amiguinho.

Pra quem se interessou, basta acessar o endereço http://universomutum.blogspot.com/

Vale a pena!

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO