Rebobine, por favor
Essa semana, finalmente consegui assistir Rebobine, por favor, comédia que chegou ao Brasil no começo do ano sem fazer muito alarde. O problema do filme é que ele pede que os espectadores tenham um certo conhecimento sobre cinema, o que acaba fazendo com que nem todos se divirtam com ele. Além disso, o filme, dirigido por Michel Gondry (o mesmo de Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças), não é uma comédia de gargalhadas histéricas e constantes, é apenas divertido, principalmente pra quem viveu a época de filmes em VHS. Aqui no Brasil, onde a maior parte da população gosta de "comédias" como Liga da Injustiça (acho que é esse o nome), não é de se surpreender que Rebobine, por favor não tenha feito tanto sucesso.
Na história, Elroy Fletcher (Danny Glover) é o dono de uma pequena locadora que precisa desesperadamente de dinheiro para fazer reparos no prédio onde vive, ou será despejado. Para isso, ele sai em uma missão de espionar locadoras mais modernas, pra ver se consegue aumentar sua freguesia. Assim, o único funcionário da locadora, Mike (Mos Def) fica encarregado de tomar conta dos negócios. Os problemas começam quando Jerry (Jack Black), amigo de Mike acaba desmagnetizando todas as fitas da locadora. Para não perder ainda mais clientes, os dois amigos resolvem então reencenar alguns filmes que as pessoas quisessem alugar, começando pelo clássico Caça-Fantasmas. Mas o que parecia uma solução maluca acaba dando certo. Toda a vizinhança fica sabendo dos filmes toscos e só querem saber de alugá-los. Jerry inventa até um termo para essas reivenções, "suecar", pois segundo ele esses filmes vinham da Suécia e por isso eram mais caros.
E é aí que Rebobine, por favor fica realmente divertido. É muito engraçado ver os personagens criando soluções para certas situações que aparecem nos filmes reencenados. Na cena que o Geléia (como assim você não sabe quem é o Geléia?) atravessa uma parede, por exemplo, eles usam o velho truque de gravar a pessoa indo contra a parede, pausar e depois gravar a parede sem ninguém na frente. Em uma cena de Hora do Rush 2, em que os personagens ficam pendurados no alto do prédio, os dois amigos colocam o tabuleiro de um jogo embaixo deles, para parecer que estamos vendo uma cidade do alto. E não posso esquecer de falar do Robocop do Jack Black. Mas a cena que realmente chama a atenção é uma em que os personagens "suecam" vários filmes em sequência, tudo filmado pelo diretor em um único plano, sem cortes. O mais legal é que Michel Gondry proibiu que os atores assistissem aos filmes originais, eles tinham que reencenar tudo de acordo com suas próprias lembranças.
Outros filmes "suecados" em Rebobine, por favor são 2001: Uma Odisséia no Espaço, King Kong e Conduzindo Miss Daisy. Pena que ficaram de fora filmes como De Volta Para o Futuro e ET - O Extraterrestre. Seria hilário ver Mos Def e Jack Black fazendo a cena da bicicleta voadora.
Enfim, se você for como eu e cresceu assistindo a Sessão da Tarde, com as reprises dos filmes citados aqui, provavelmente vai se divertir com Rebobine, por favor.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário