segunda-feira, 16 de março de 2009

Who Watches the Watchmen?


Como todo bom fã de quadrinhos, semana retrasada eu fui ao cinema assistir a estréia de Watchmen: O filme. É óbvio que fui logo cedo, na primeira sessão, pra ter aquela sensação de ser o primeiro a assistir. Quando eu digo que vi Watchmen a primeira pergunta que alguém me faz é se o filme é bom, mas eu nunca sei o que responder porque esse é aquele tipo de filme que cada pessoa vai achar algo diferente. Os fãs xiitas vão reclamar do final diferente da revista (mais pra frente eu vou comentar isso), as pessoas que nunca ouviram falar de Watchmen e acham que é apenas mais um filme de super heróis provavelmente vão sair desapontadas do cinema. Então, a única coisa que eu posso fazer é dar a minha opinião como fã de quadrinhos e de cinema: Watchmen é simplesmente sensacional.

Eu digo isso não apenas por causa da história que já era boa na revista, mas porque o diretor do filme, Zack Snyder, conseguiu fazer uma adaptação quase perfeita para a grande tela. Algumas cenas parecem ter sido tiradas do próprio gibi, provavelmente Snyder usou as revistas como storyboard. Além disso, vários diálogos permaneceram exatamente iguais como estão na obra original. Outro ponto positivo foi não tentar adaptar a história para os dias de hoje, mas mantê-la se passando na década de 1980. Mas é claro que certas coisas tiveram que ser alteradas para se encaixar melhor no filme e diminuir a duração do mesmo. Uma das coisas que os fãs mais vão sentir falta são o jornaleiro e o garoto q lê os Contos do Cargueiro Negro. Eu sinceramente não senti falta disso, não é uma das minhas coisas preferidas na hq. Mas uma das mudanças mais significativas mesmo fica por conta da violência e do sexo.

Não que a revista não tenha essas duas coisas, mas no filme ela é maximizada. Mais um ponto que muita gente não entende e acaba criticando. Mas veja bem, quando o gibi de Watchmen foi lançado na década de 80 ele fazia toda uma crítica aos heróis e revistas de heróis da época, colocando cenas violentas e heróis fazendo sexo. Já no filme, Zack Snyder quis fazer críticas aos filmes de heróis. E como fazer isso quando temos um Coringa tocando o terror no filme do Batman com classificação 13 anos? Fácil: chutando a classificação de Watchmen para 18 anos e mostrando muito mais violência em alguns minutos do que Cavaleiro das Trevas em uma sessão inteira. Outra coisa bastante criticada pelos fãs antes mesmo da estréia foram os mamilos no uniforme do Ozymandias. Putz, será que ninguém percebeu que aquilo era justamente uma referência aos terríveis filmes do Batman dirigidos pelo Joel Shumacher?

E finalmente, vamos falar do final do filme. Portanto, se você ainda não assistiu e nem leu Watchmen, pare de ler por aqui porque o resto do texto está repleto de spoilers.





No final da revista, Ozymandias usa um monstro para concretizar seus planos de paz mundial e no filme ele usa várias bombas espalhadas pelo mundo. Os fãs reclamam porque acham que a lula gigante é fundamental na história. Eu não concordo, o fundamental é que Ozymandias consegue obter a paz com o sacrifício de milhões de vidas humanas e isso aparece no filme. Aliás, uma lula gigante representando uma ameaça alienígena pode funcionar muito bem nos quadrinhos, onde toda hora tem uma invasão alienígena. Mas no cinema, as bombas foram mesmo uma sacada muito melhor e faz muito mais sentido EUA e Rússia ficarem com medo do Dr. Manhatan, cujos poderes já eram bem conhecidos, do que ficar com medo de um monstro que surge do nada e morre quando se teleporta pra Nova York.





Enfim, se você é fã de quadrinhos, leia Watchmen e vá ao cinema, ou vá ao cinema e depois leia Watchmen porque vale a pena. Mas se você está querendo ver mais um filme de super heróis, onde no final eles salvam o mundo e todos vivem felizes para sempre, você não está preparado para Watchmen, é melhor esperar sair um novo filme do Homem-Aranha mesmo.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO