terça-feira, 28 de abril de 2009

Tomb Raider Underworld: Lara Croft já viveu dias melhores


Quando saíram as primeiras notícias de que o novo Tomb Raider teria uma versão para PlayStation 2, eu me empolguei bastante, afinal, o anterior (TR Aniversary) tinha sido excelente. Então, essa semana finalmente coloquei minhas mãos no Tomb Raider Underworld e devo dizer que a decepção foi grande.

Vou começar falando dos gráficos. É claro que eu não esperava gráficos no nível de um PS3 ou Xbox 360, mas pensei que fossem estar à altura do Aniversary. Doce ilusão. Os gráficos estão muito abaixo do que se espera de um jogo de PlayStation 2, principalmente depois de jogar Tomb Raider Legend e Aniversary. Nesses dois jogos quando a Lara saía da água, por exemplo, dava pra ver que ela estava molhada, as roupas e o cabelo pareciam realmente estar molhados, além das roupas ficarem pingando durante um tempo. Claro que ela se secava logo, mas pelo menos por alguns segundos você tinha a sensação de que tinha realmente saído da água. Já no Underworld, não existe diferença da Lara em terra firme e da Lara saindo da água, ela está sempre seca. Isso sem contar os cenários com poucas texturas, claramente os produtores simplesmente pegaram a versão de PS3, tirou algumas texturas e fez qualquer coisa pro PS2. A única coisa que se salva é o modelo da personagem que se move de maneira bem natural, apesar de que em algumas fases ela não parece estar realmente ali. Provavelmente deve ser pela grande diferença de qualidade nos gráficos da Lara e dos cenários, os gráficos dela são tão melhores que ela não combina bem com os cenários.

Mas, infelizmente, os gráficos não são o único defeito do jogo, os comandos também estão horríveis. Tudo bem que os comandos de Tomb Raider nunca foram primorosos, mas também nunca estiveram tão ruins quanto no Underworld, principalmente quando você está escalando alguma parede. Várias vezes eu colocava a seta pra esquerda, por exemplo, e a Lara se posicionava para pular pra trás. Isso sem falar da câmera, que já não ajudava muito nos jogos anteriores, mas que nesse jogo além de não ajudar ela atrapalha demais. Morri muitas vezes na tentativa de dar um salto para algum lugar, a câmera simplesmente mudava de ângulo de repente, me confundindo todo e fazendo a Lara cair para a morte. Como eu disse, isso acontecia às vezes nos jogos anteriores, mas no Underworld isso é constante.

Apesar dos defeitos nos gráficos e na jogabilidade, eu poderia relevar tudo isso se Tomb Raider Underworld se saísse bem na categoria que eu considero mais importante na franquia: o desafio. E, mais uma vez, me decepcionei. É bom começar dizendo que o jogo é curto demais, quando pensei que o jogo estava finalmente esquentando, ele simplesmente acaba e sem nenhum chefe pra enfrentar no final. Em vez de ficar feliz ao zerar o jogo eu fiquei decepcionado. O jogo não apresenta um terço da dificuldade que os outros apresentavam, para passar das fases basicamente o que o jogador tem que fazer é andar em linha reta que vai acabar chegando ao final delas, sem contar que as fases são extremamente curtas. Underworld não tem mais aquelas fases gigantes, com templos cheios de detalhes a serem explorados e vários quebra-cabeças para serem solucionados. Os templos são muito fáceis e óbvios, qualquer jogador iniciante vai acabar descobrindo o que tem que fazer. E os inimigos? Praticamente inexistem. Vez ou outra aparece algum bicho pra ser enfrentado, mas é muito fácil se livrar deles. E nenhuma fase tem um chefe. Enfim, a maior dificuldade do jogo está justamente em outro defeito: os controles ruins.

É realmente uma pena ter que falar mal de um jogo que tinha tudo pra ser muito bom. A história é interessante, com a Lara indo atrás da mãe dela, passando por locais como Avalon e Valhalla, cenários que poderiam ter sido muito melhor aproveitados no jogo. Se você nunca jogou algum jogo da série, Tomb Raider Underworld pode ser uma boa, afinal, ele é bem fácil. Mas se você é um fã de longa data da Lara Croft, passe longe dessa bomba, pelo menos da versão de PlayStation 2.

36 Comentários:

Anônimo disse...

ja joguei todos da tomb raider,este foi o mais facil,demorei menos de 4 horaspra zerar, afinal pensei que ia ser um jogo daqueles,como revelação, mas ta valendo quem sabe sai um bem melhor coim a cara dela

Anônimo disse...

ou tomb raider não é jogo de nerd, nerd joga MMORPG, rpg virtual, rpg tradicional, xadrez etc.
Não conheço um nerd que jogue tomb raider, salvo as mais honrosas e gloriosas excessões das pernas da lara goscroft.

Unknown disse...

Que nada, Nerd joga tudo quanto é jogo q aparece pela frente. Esse negócio de só jogar RPG é só um estereótipo.

Anônimo disse...

alguem sabe como passar daquela prte q tem uma roda bem no inicio do jogo!a parte q ela entra na agua!é tambem tenho ps2 e aquela parte do fogo na csa pra mim aparece o filme final mas aperece cortado, eu vi no you tube q ela encntra ela so q tipo um monstro?aquilo aparece depois no jogo ou o q eles lançarão é podre mesmo q se corta no meio o jogo?coloca ai a resposta quem ja zero o jogo

Unknown disse...

Se você não se importa com spoilers, sim essa cena do fogo ainda vai aparecer mais pra frente!

Anônimo disse...

esse jogo é muito legal eu sempre jogo

Anônimo disse...

minha nota para o jogo é 100000000000000000000000000000000000000

amanda disse...

gostei muito do jogo este jogo e pra pensar entao e 1000000000000000000000000000000000000000000

Unknown disse...

@amanda

Se vc acha q esse jogo é pra pensar, experimente jogar os anteriores, eles têm enigmas e labirintos muito melhor trabalhados.

Unknown disse...

amoooooooo demais esse jogo perfeitoo!

Anônimo disse...

Quem gostou desse jogo deve ser doente mental! Que jogo merda, merda, merda. Não importa o que se diga. A verdade é que o jogo é uma merda.

Anônimo disse...

è eu tbm me desepcionei mt, eu estava vendo videos de pessoas jogando o jogo tomb raider underworld no PC, o grafico é maravilhoso para PC ela fica molhada ao sair da agua e tudo.Mas a diferensa do jogo de pc para o de PS2 é muito grande.
o grafico do de pc é maravilhoso mais o de PS2 é orrivel parece jogo d play1,eu vou comprar para mim uma placa de video mais forte é o que falta para o jogo rodar no meu pc!
e dai vou comprar o jogo TR8 de pc pra jogar estou mt anciosa!!
eu já havia comprado o jogo pro pc mais dai instalei o jogo mais ficou travando por causa da placa de video q era mt fraca.

!!!

=(

alexandre disse...

olá pessoal,meu nome é Alexandre e eu queria saber como colocar cor no lara croft tomb raider underworld.obrigado pela atenção!!!

Unknown disse...

@alexandre

Você provavelmente está com uma versão do jogo com o sistema Pal-M de cores. As tvs aki no Brasil utilizam o sistema NTSC, aí quando vc joga algo em Pal-M ele fica preto e branco.

Anônimo disse...

Oi Felipe! Me ajuda como faço para passar a fase da sala ode tem dois martelos balançando? Estou de um lado mas não consigo passar para o outro... Help!!!!!
Claudia

Anônimo disse...

Olá! alguém sabe como faço para levantar as pernas da lara quando a mesma se encontra pendurada num fio?
A tecla de abixar parece não funcionar!
Abraço!

Anônimo disse...

como passar a fase da agua que ela fica girando um treco oq eu faço????? pra sair da li???

Anônimo disse...

voce já conseguiu resposta para girar essa roda e abri-la?também estou nessa encrenca.To precisando de uma dica.Obrigado.

Anônimo disse...

ANDA POR AI QUE VC ENCONTRA 2 CAVERNAS Q TEM DUAS CHAVES BEM GRANDES,AI VC COLOCA NA RODA GIGANTE.VALEU.

Géssica disse...

I LOVE LARA, NERD JOGA É TUDO, !!!!! NÃO TEM ESSA DE SO RPG NÃO ...

Carlota Joaquina disse...

Nerd de verdade jamais cometeria esses terríveis erros de Português..Eu nem conseguia ler alguns comments por falta de virgulas e pontos.

Bom, eu comprei semana passada um para PS2 no Ebay...Como é esse lance de gráficos? É muito ruim mesmo?

E outra coisa...Tem como modificar os controles no teclado iguais (ou semelhantes) aos TB anteriores tipo 2, 3, 4 e 5???

Acabei de ver num site que mudou tudo,,,agora é QEWSDAR..Assim não dá.

Anônimo disse...

eu estou jogando o jogo tomb raider e estou na fase que a lara esta na agua e tenho que encontrar 2 cavernas com 1 chave cada uma mas já encontrei uma caverna mas não encontro a outra!
alguem pode me ajudar?

Anônimo disse...

R= Para passar da parte em que "tem os 3 círculos ai tem que ficar girando", e muito simples, tem 3 cavernas: a gigante (a do meio), e duas menores, uma na esquerda e outra na direita. Cada uma tem uma chave. Depois e so colocar as duas chaves nessa porta, girar ate a do meio ficar de um so cor.

R=A cena onde Lara aparece na sua casa quando esta pegando fogo no começo do jogo nao e cortada, essa cena da Lara igual a Lara so que tipo um monstro, NAO E UM MONSTRO, e a Doppelganger, e essa cena so aparece no meio do jogo, quando ela esta procurando a tumba do pai dela.

Espero ter ajudado a tirar as duvidas de voces, ;-)

Anônimo disse...

Ola pessoal, alguem sabe onde posso encontrar o simbolo para completar o 2o calendario maia?no nivel do southern mexico?

Anônimo disse...

nao consiguo andar rapido nas correntes em underworld para xbox

silvio disse...

io não sei onde ficom as fases que ja pasei sauvas http:tomb-raider-under no pc ? vc sabe?

Jose Luiz disse...

como faço para ela se mover mais rapido quando esta pendurada (PC)

Anônimo disse...

o jogo nao é merda nenhuma! tu diz q os graficos sao decepçao pq ta jogando em ps2! em ps3 e num pc com os requisitos recomendados os graficos sao mt reais! so devia ser um pq mais extenso e ter bosses no final de cada nivel!

Anônimo disse...

por favor é a primeira vez que jogo tomb raider e ainda não consegui sair da parte aonde tem varias pedras...começo.
por favor preciso de ajuda.

Anônimo disse...

para andar mais rapido tanto pendurado, como escalando ou correndo a tecla é Shift e outro, consegui com um cara uma versao nova do Underworld instalei no PC e dei uma olhada, o ano de lançamento do underworld foi 2008 esse q tou usando é de 2010, nao notei muita diferença mas a camera ta muito melho agr sem falar q tudo onde se atira quebra ou seja ficou mais real, se notar outras diferenças eu falo!

Anônimo disse...

isso q falei ai em cima é de PC. Xbox ou Ps3 nao sei muito bem como corre mas agora, Ps2 decepsionou pq a empresa q fez tomb raider (Crystal Dinamics) disse q criou o tomb raider underworld só para ps3 e xbox e PC mas muitos fãs de carteirinhas ainda tinham Ps2 entao ela lançou o TBU com graficos ruins para o povo só experimentar a HISTÓRIA e nao os graficos se nao saia muito caro disse a empresa q nao quer mais investir em Ps2

Anônimo disse...

para andar mais rapido no xbox ?????????????????

Anônimo disse...

nunca vi esse de ps2 ou ps3 mais o de xbox e o mais legal q eu ja vi mano!!!

Anônimo disse...

e meu filho vc sí criou esse site pra ficar falçando mal a vai a merda!

Khriszaor disse...

Os desenvolvedores sao assim mesmo enxem a pança com ps2 e quando sair o ps3 eles praticamente vomitam encima do ps2 e tratam ele como se fosse um comodore.

Khriszaor disse...

God of war 2 era pra ser lancado para ps3, no entanto, apesar de reduzirem os graficos, ele ficou lindo.
a Crystal D. ou a Warner B. pensaram qus estam portando o jogo para nintendo 64.

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO