domingo, 6 de setembro de 2009

Chegou o Opera 10

Finalmente foi lançada a nova versão do Opera, um dos melhores navegadores para internet que existem, porém, o menos usado pelas pessoas. Até bem pouco tempo atrás, eu era um feliz usuário do Firefox, até conhecer o Opera e suas facilidades.

A primeira coisa que chama atenção nesta
versão 10 (sim, o Opera já é bem antigo) é o visual. Sei que muita gente vai dizer que não se importa com a aparência, que o importante mesmo são as funcionalidades. Isso até pode ser verdade para o usuário médio ou avançado, mas o usuário comum geralmente escolhe os programas que ficam mais bonitos no pc. E este novo Opera está muito mais bonito do que os anteriores. Nas outras versões, as abas, por exemplo, ficavam grudadas umas nas outras, agora elas têm um pequeno espaço que as separa. Pode parecer bobagem, mas isso facilita a navegação.

E por falar em abas, elas trazem duas ino
vações. A primeira é que, no lugar das abas tradicionais, você pode escolher ver miniaturas das páginas abertas. O problema é que isso ocupa um espaço considerável da tela, mas é justamente aí que entra outra inovação do Opera 10: o usuário pode escolher onde as abas vão ficar localizadas. Além da tradicional parte de cima, elas podem ser colocadas na parte de baixo ou em um dos lados da tela. Pessoas que têm monitor widescreen com alta resolução podem, tranquilamente, deixar as miniaturas em um dos cantos e ainda ter uma boa visualização da página.


Mas não foi a parte visual que me fez mudar para o Opera, até porque nem utilizo as miniaturas. O bom mesmo está no que já vem instalado nele, como o Opera Mail, um cliente de e-mail muito simples de configurar e que funciona muito bem. Antes eu usava o Thunderbird, um programa da Mozilla (a mesma do Firefox), e não gostei muito. E, assim como todo o resto do navegador, o Opera Mail também está mais bonito, com cores em todos os ícones do menu. Aliás, essa é outra diferença da versão 10 para as anteriores, antigamente tudo no Opera era preto ou cinza, agora ele tem uma paleta de cores um pouco maior. E eu já ia me esquecendo, o Opera Mail agora tem opção de usar o formato HTML para escrever mensagens, ideal para quem gosta de enviar e-mails com letras coloridas ou com imagens no corpo do texto.

Outro ponto positivo do Grande O é o sistema de feeds, muito útil para quem acompanha vários blogs. Alguns podem dizer que o Firefox também tem esse sistema, mas eu acho o do Opera bem melhor. Ele carrega as novas postagens como se fosse um e-mail, sem precisar e
ntrar no blog. Já o Firefox carrega toda a página do blog, o que pode ser um saco para quem tem conexão mais lenta.


E, pensando em pessoas com conexão mais lenta, essa nova versão vem com o Opera Turbo, um botão que fica no canto inferior esquerdo e que promete acelerar a abertura de páginas. Ele pode ser deixado no automático e vai se ativar sozinho quando detectar que você está conectado em uma rede lenta. Não posso dizer se funciona porque minha conexão não é tão ruim, então não usei esse recurso.

E por último, mas definitivamente não menos importante, temos a sincronização do Opera. Quando o usuário instala o navegador, ele tem a opção de criar uma conta no site da empresa, depois é só ir no menu arquivo e clicar em sincronização. O Opera vai salvar online todos os seus favoritos e algumas outras configurações. Chega daquele desespero de perder seus sites favoritos quando tiver que formatar sua máquina, basta reinstalar o Opera, logar e seus favoritos estarão de volta.

Claro que nem tudo são flores e algumas coisas poderiam ser melhores. Pra mim, ainda falta no Opera o recurso de auto-completar. É um saco ter que digitar meu endereço de e-mail completo toda vez que vou entrar no Orkut. E falando no Orkut, o Google Talk não funciona no Opera. Mas o defeito mais grave mesmo é o logotipo. Poxa, custava fazer algo maneiro como a raposinha de fogo?

Se você já usa algum navegador que não seja o Internet Explorer, significa que está aberto a novidades, então dê uma chance ao Opera porque vale a pena. Mas se você ainda é adepto do navegador da Microsoft, experimente pelo menos o Firefox.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO