sexta-feira, 12 de junho de 2009

Quadrinhos Clássicos: Batman - A Piada Mortal


O texto a seguir contém segredos sobre a história.

Lançada originalmente em 1988, A Piada Mortal é considerada um dos maiores clássicos dos quadrinhos. A história, escrita por Alan Moore e ilustrada por Brian Bolland, foi a primeira a mostrar a origem do vilão Coringa. É nessa história que ficamos sabendo que o Coringa, assim como Bruce Wayne, também foi vítima de uma tragédia em sua vida. E é justamente isso que o Palhaço do Crime resolve provar ao Batman: que basta apenas um único dia ruim na vida de uma pessoa para ele se transformar em um vilão, ou combater o crime vestido de morcego.

Para comprovar a sua teoria, o Coringa invade a casa do comissário Gordon, baleando a filha dele, Bárbara, e sequestrando o comissário. E é nessa cena que Alan Moore nos mostra todo o sadismo do Coringa. O vilão aproveita que Bárbara está indefesa no chão para fotografá-la nua. Até hoje permanece a dúvida se o Coringa abusou sexualmente dela ou não, vai de cada um interpretar até onde iria o sadismo do criminoso. Vale destacar também que foi nesta história que Bárbara Gordon, a Batgirl, ficou paraplégica, assumindo anos depois o codinome de Oráculo.

E é com as fotos de Bárbara que o Coringa coloca em prática o seu plano. Ele prende o comissário Gordon em um parque de diversões abandonado e começa a torturá-lo, tanto física quanto psicologicamente. As torturas psicológicas incluem mostrar as fotos da filha do comissário, mostrando que ele não pôde fazer nada enquanto a filha era torturada (estuprada?). Mas é claro que o Batman acaba salvando Gordon e capturando o Coringa, que fica decepcionado ao perceber que o comissário ainda está são, mesmo depois de passar por tudo isso.

A história já seria fantástica se terminasse por aí, mas Moore ainda tinha mais uma surpresa na manga. Nas últimas páginas, o Coringa pede para contar uma última piada antes de ir preso e o Batman permite. Quando ele termina, para a surpresa de todos, o homem-morcego começa a rir da piada do Coringa. E assim termina a história, com Batman e Coringa rindo juntos, como dois velhos amigos ao final de mais um dia de trabalho. Ou seja, o Coringa estava certo o tempo todo, Batman é tão louco quanto ele.

Se você nunca leu A Piada Mortal e se interessou, aproveite para comprar o encadernado que a Panini lançou há alguns meses. Esse encadernado foi todo recolorido por Brian Bolland e é fácil de encontrar em qualquer livraria.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO